O projeto RAAVE é a implantação do projeto REDECOMEP na região metropolitana de Maceió.
O modelo adotado para a Redecomep baseia-se na implantação de uma infra-estrutura de fibras ópticas própria voltada para as instituições de pesquisa e educação superior e na formação de consórcios entre as instituições participantes de forma a assegurar sua auto-sustentação.
A nossa Redecomep foi denominada de
RAAVE – Rede Alagoana de Alta Velocidade e se constitui em um projeto de rede metropolitana dedicada para pesquisa e educação que utiliza um anel de fibra óptica, tendo os s seguintes membros: a UFAL, o IFAL (antigo CEFET-AL), a FAPEAL, a UNCISAL e a Equatorial - AL. Essas instituições, com exceção da última pois utiliza um trecho da fibra para interligar seus entrepostos em Maceió, irão usufruir de uma infovia com alta largura de banda para acesso à rede IPÊ.
Todos os setores e unidades da UFAL estarão interligadas na Redecomep, operando, no mínimo, a 1 Gbps. Inclusive as unidades externas tais como: o Museu Théo Brandão, Usina Ciência, Espaço Cultural estarão conectadas a Redecomep.
Considerando os custos com manutenção da infraestrutura e com o pessoal técnico de suporte envolvido, estima-se que o valor anual estimado fique em torno de R$ 200.000,00, para dar idéia da economia, apenas a UFAL gasta em torno de R$ 100.000,00 por ano na interligação entre suas unidades e com a interligação com o
PoP.
Acessar o estado da rede
Referência:
Ações e Programas da UFAL